Definição

A epilepsia é um grupo de doenças neurológicas caracterizadas por crises epiléticas recorrentes. As crises epiléticas são episódios que podem variar de períodos breves e quase indetetáveis ​​a longos períodos de tremores vigorosos. Esses episódios podem resultar em lesões físicas, incluindo ossos quebrados ocasionalmente.

Causas e Sintomas

Causas:

Num grande número de casos não é possível determinar uma causa. Mas qualquer lesão que atinja o cérebro pode deixar uma “cicatriz” que é um potencial ponto de partida para crises epiléticas.

Sintomas:

A epilepsia não se manifesta do mesmo modo em todos os doentes, podendo ocorrer crises simples ou complexas. Além disso, dependem da localização do foco da descarga no cérebro, podendo afetar a marcha, a face, atividades específicas, ou causar diversos tipos de alteração do estado de consciência, sendo com frequência acompanhadas de movimentos automáticos despropositados (vestir ou despir, caminhar, mastigar ou engolir). Podem ocorrer durante o sono e o paciente tanto pode estar consciente como não se lembrar de nada após o seu término. As próprias convulsões podem ser de diversos tipos, podendo os músculos ficar relaxados, contraídos ou apresentarem movimentos espasmódicos. Algumas exibem sinais que as antecedem (aura) enquanto outras se instalam sem aviso prévio. É possível que a pessoa deprimida esteja preocupada com intensos sentimentos de culpa e autodestrutivos e talvez não se consiga concentrar, pode também ter sentimentos de desespero, solidão e inutilidade. Essas pessoas costumam ser indecisas e retraídas, sentem-se desamparadas sem esperança e pensam em morte e em suicido A maior parte das pessoas deprimidas tem dificuldade para adormecer e acordam várias vezes, principalmente de manhã, como pode acontecer as pessoas deprimidas dormirem mais do que o normal.

Tratamento

O tratamento tem de ser altamente personalizado, devendo tomar em consideração os seus próprios riscos e os perigos de mais crises convulsivas. É, por isso, importante ponderar a idade do paciente, as características dos ataques, os fatores associados e o contexto social e profissional. Muitos dos medicamentos antiepiléticos apresentam efeitos secundários relevantes e esse risco requer uma adequada ponderação.

Medidas De Prevenção

A prevenção da epilepsia pode ainda ser conseguida pela alteração de comportamentos. É importante que se mantenha uma dieta saudável, dormir bem e evitar drogas e bebidas alcoólicas, já que estas substâncias podem desencadear ataques. No caso da epilepsia fotossensível, também se deve evitar a exposição prolongada a luzes brilhantes, pelo que se deve procurar reduzir o tempo de exposição a televisão ou videojogos.