O que é?

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crónica, provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. Esta é a forma mais comum de demência. A doença manifesta-se lentamente e vai-se agravando ao longo do tempo.

Causas

– Genética;

– Hipótese colinérgica;

– Hipótese amiloide;

– Hipótese da proteína tau;

Sintomas

– Perda de memória;

– Dificuldade em reconhecer pessoas;

– Discurso mais pobre e entrecortado à procura de palavras;

– Orientação em espaços fica cada vez mais difícil;

– Com o tempo começam também a surgir as primeiras alterações do comportamento, sendo frequentes as alucinações visuais e a atividade delirante (o doente achar que o roubam ou perseguem), resultando em agitação e agressividade.

Diagnóstico

O exame neurológico é tipicamente normal nas fases iniciais, tal como os exames de imagem que, se não forem também regulares, mostram apenas atrofia dos hipocampos, formações anatómicas existentes na parte interna dos hemisférios cerebrais que têm um papel fundamental na consolidação e evocação de novas memórias. Em fases mais avançadas, os doentes desenvolvem muitas vezes sinais de Parkinson (lentidão e rigidez) e os testes mostram atrofia de todo o cérebro.

Tratamento

Não há cura conhecida, já que a morte das células cerebrais não pode ser revertida. No entanto, existem intervenções terapêuticas que melhoram a vida dos doentes e facilitam o controlo da demência, incluindo:

  • o controlo de outras patologias concomitantes
  • a terapia ocupacional
  • o envolvimento em grupos e serviços de apoio
  • a terapêutica medicamentosa: fármacos que podem reduzir os sintomas e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes- inibidores da colinesterase (donepezilo, rivastigmina, tacrina) e memantina.

Medidas de Prevenção

  • Fazer diariamente jogos de estratégias;
  • Praticar 30 minutos de exercício físico por dia;
  • Adotar uma dieta mediterrânea;
  • Manter a pressão arterial controlada;